segunda-feira, 7 de setembro de 2015

cultura positiva?

Minha vontade de escrever hoje veio depois de um diálogo de uma das
minhas séries favoritas, Shameless. Um dos personagens, Kevin, conta à
sua mulher que dada a impossibilidade dela de amamentar as gêmeas dos
dois, ele deixou uma das garotas de programa russas que trabalham em seu
bar amamentá-las. Sua esposa, Veronica, prontamente responde:

"Não quero minhas filhas tomando leite aidético".

É claro que esse tipo de fala vem de um lugar de preconceito e
ignorância, mas dentro do contexto da série é até tranquilo, já que
Shameless e bem despudorada e nada politicamente correta. Mas me fez
pensar se antes de me descobrir HIV positivo eu não teria o mesmo tipo
de reação, e se sim, refletir sobre o porquê.

Óbvio que depois dessas duas semanas desde o diagnóstico eu já vi alguns filmes e pesquisei muita coisa sobre como foi representado o HIV e a AIDS na cultura, mas quero que minha reflexão se baseie em como eu enxergava
essa questão antes.

(À titulo de curiosidade: no dia que soube, uma das primeiras coisas que joguei no google foi "Famosos com AIDS" - acho que essa coisa de representação e pertencimento é bem louca mesmo! haha)

Acho que não só pra mim, mas pra quase todo brasileiro, quando se pensa em AIDS se pensa no Cazuza esquálido. É realmente uma imagem marcante e difícil de dissociar do imaginário coletivo, mesmo que hoje a realidade seja bem diferente. Eu acho Cazuza o máximo! Vi o musical ano passado e imagino qual não foi sua dor quando a Veja colocou na capa a manchete: "Cazuza- Uma vítima da AIDS agoniza em praça pública." - passagem retratada na peça e mais um exemplo de como a mídia já ofereceu desserviços à identidade da coisa toda.

Outra coisa que eu lembraria se me perguntassem antes sobre representação do HIV na mídia seria da Érica em Malhação (joguei no google agora e descobri que isso foi em 2000!). Eu só lembro que na época eu não entendia muito, mas ficava pensando que o Touro devia amar muito ela mesmo, porque tudo parecia bem sério e pesado! 


Mesmo que eu não me lembre como foi tratado o assunto, hoje acho que foi corajosa a iniciativa de tratá-lo em uma novela das 17h -que tem um público bem jovem- e principalmente por ser no nosso país, que é conservador-hipócrita.

Acho que o post já está muito grande, daí pra terminar eu vou colocar o vídeo dessa música antiga que eu baixei depois de ouvir na série Looking (que aliás tambem trata do assunto de uma forma bem maneira), poucos dias antes de saber do meu resultado. Era uma das músicas que eu escutava no iPod naquela semana. Vim a descobrir depois que o vocalista da banda é HIV positivo então achei uma coincidência legal do destino. ;)





baby please give a little respect to me!

Nenhum comentário:

Postar um comentário