sábado, 10 de outubro de 2015

grupo de risco x comportamento de risco

Hoje vou fazer uma postagem meio didática e rápida, tirando o foco do "meu diário" (que pretendo retomar em breve),

Em algumas páginas e vídeos na internet vi que (ainda) é comum classificar homossexuais masculinos como "grupo de risco" no que se refere à contaminação por HIV.

Na forma de uma metáfora, tento explicar porque acredito que esse conceito além de ilógico, é injusto:

Alguns (muitos) estudos relacionam o uso de celular à incidência de câncer. Algum de nós cogita parar de usar? Pois é.. Imagine uma ilha, na qual os habitantes geralmente só conseguem se comunicar por celular - existe o sinal de fumaça, dá até pra ficar só no grito também... mas não é tão eficiente e divertido (!?!) - e lá foi observada uma incidência maior de câncer, obviamente. Seria correto afirmar que aqueles habitantes são um "grupo de risco" de câncer ou que o fato de usarem o celular seria o comportamento de risco? Muitas das pessoas nas metrópoles e em outras cidades usam o celular tanto quanto eles e não são englobadas em tal grupo, então por que estigmatizá-los? 



                                               muita água

Na tal ilha não acontece nada de muito diferente de todos os outros territórios, então com certeza seria muito melhor criar uma ponte entre seus habitantes  (que são tão homo sapiens com direitos e deveres quanto os das outras cidades) e o continente - e deixar apenas o aviso sobre o comportamento de risco, que é o uso do celular, e que - pasmem! - pode ser protegido com o simples uso de uma capinha (tem da Apple, Samsung, LG, Motorola... em várias cores e pra todos os modelos de telefone!).

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário